Cultura Afro-Brasileira é o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da Cultura Africa desde o Brasil Colônia,.."OK, BABY?" Lembra daquela historinha do Tráfico Transatlântico de Escravos? Pois é! Caso não lembra, vá estudar, em vez de falar "MERDA" ou viver na "MERDA".
No Brasil, tal cultura sofreu influência das culturas europeias, claro que foi a portuguesa a mais forte, e dos nossos irmãos índios; Sendo assim: Essas características culturais são bem mescladas com outras referências culturais..."OK, CHERRY?"
Agora, vamos lá, se vc preconceituoso, gosta de música ou dança, deixa te dizer uma coisa bem legal: Música Popular, folclore e festividades culturais, tu vai encontrar na cultura AFRO-BRASILEIRA! Eita, será que vais ficar MAIS escurinho? Portanto, você que é brasileiro(a), aliás, miscigenado, se ligue veado?! (termo utilizado pelos amigos gays)
Estados que encontramos fortemente esses aspectos culturais de influência pela cultura de origem africana nos quesitos de música popular, religião, culinária e folclore são: Maranhão, Pernambuco (meu querido e rico estado), Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Pena que em SP, vive acontecendo babaquices raciais, como no último caso do menino que estava com o pai na frente de uma loja, e enquanto o pai ligava pra mãe que estava comprando sapatos, uma funcionária da loja disse: "Ele não pode vender nada aqui na frente." Mas veja só, obrigado a você, vendedor(a) de loja, por registrar isso na memória de uma criança; Mas a vida é difícil e as pessoas tem que atropelar as outras para se manterem de pé, né?
Desde o início do século XX, quando o samba que tu dança, toca ou escuta, foi uma das primeiras expressões de cultura AFRO-BRASILEIRA a ser admirada e ocupando posição de destaque na música popular: A MUDANÇA COMEÇOU. Quando Bimba apresentou a Vargas em 1953 a capoeira, e ela sendo reconhecida pelo PRESIDENTE da época e ele afirmando que a capoeira é o único esporte genuinamente brasileiro: A MUDANÇA COMEÇOU; Em 1950, quando as perseguições a Umbanda, diminuíram, e passou a ser seguida pela classe média carioca: A MUDANÇA COMEÇOU; Quando em 2003, foi promulgada a lei Nº 10.639, alterando a LDB (Lei de Diretrizes e Bases de Educação), EXIGINDO a inclusão do ensino da história e cultura Afro Brasileira nas escolas a partir do ensino médio e fundamental: A MUDANÇA COMEÇOU.
Daí no Brasil têm preto no: NO GOVERNO, REVISTA, NEGROS NA TV(SOU UM DELES), JORNAL NACIONAL, GLOBO, ESPORTES, MÚSICA, LITERATURA, EDUCAÇÃO, MEDICINA, DANÇA, ARTES; Está cheios de miscigenados da "pele preta, do olho escuro, nariz batata, cabelo duro" música, por Thomé de Souza; Aceite ser acima de tudo brasileira(o) moças e rapazes, e venham dançar conosco, nesse terreiro chamado vida, pois, a coisa vai ficar preta (literalmente), nesse humor negro.
Sendo assim, MUDE! Porquê a minha mudança começou! Sacou? rs